A infiltração no ombro e cotovelo é uma técnica que consiste em aplicar uma injeção com medicações na região para auxiliar no tratamento de diversas lesões.
Dessa maneira, este procedimento poderá ser feito diretamente dentro da articulação ou nas estruturas ao redor, como nos músculos, nervos e tendões.
É importante ressaltar que a infiltração no ombro e cotovelo é eficaz para amenizar ou eliminar os sintomas de determinada lesão por um determinado período. Sendo assim, é utilizada como um tratamento auxiliar a outras técnicas.
As substâncias utilizadas irão depender de qual o objetivo da execução da infiltração. Por exemplo, aquelas comumente utilizadas são:
● Ácido Hialurônico: tem função de lubrificar a articulação e melhorar a mobilidade. No geral, é indicada em casos de artrose com dor intensa. É a substância que dura maior tempo no organismo dentre as demais utilizadas.
● Anestésico: pode ser utilizado para fornecer alívio provisório da dor em quadros crônicos ou severos. Em algumas situações, são utilizados associados a outras substâncias.
● Corticóide: esta substância tem função anti-inflamatória e melhora a dor e a mobilidade. Normalmente, é a substância mais utilizada nas infiltrações.
A opção pela infiltração irá depender de qual a doença do paciente e qual seu grau de evolução.
Sendo assim, algumas patologias que poderão ser tratadas com a infiltração são:
● Tendinites e Bursites;
● Artrite ou Artrose;
● Síndrome do impacto;
● Capsulite adesiva (ombro congelado);
● Epicondilite do cotovelo.
A infiltração será feita a partir de uma injeção na região a ser tratada. Assim, o médico introduz a medicação usando agulha e seringa.
Infiltração no ombro
Infiltração no cotovelo
A execução da infiltração irá variar conforme a parte do ombro ou cotovelo afetada. Em alguns casos específicos, será preciso auxílio de um método de imagem de ultrassom.
Após o procedimento, será necessário repouso por cerca de 48 horas. A infiltração tende a causar inchaço e dor que serão controlados com medicação.
A infiltração no ombro e cotovelo é um procedimento minimamente invasivo que tende a apresentar baixo risco e poucos efeitos colaterais.
É importante ressaltar que o alívio da dor não é imediato e que os resultados podem demorar algumas semanas para aparecer.
A retomada das atividades gerais, como a prática de exercícios, irá depender de cada caso e deverá ser avaliada com o ortopedista.
O efeito da infiltração pode durar de 90 dias a um ano, dependendo da substância utilizada, do local em que foi aplicada e da patologia presente na articulação.
Em linhas gerais, a infiltração é uma boa opção para o tratamento de diversas lesões do ombro e cotovelo. Apesar disso, deverá sempre ser associada com outras técnicas, como a fisioterapia e fortalecimento muscular.
Somente o médico ortopedista poderá avaliar as condições de cada paciente e indicar o tratamento mais adequado a ser seguido.