As dores no ombro geralmente ocorrem em adultos acima de 40 anos de idade. As principais causas são:
● Tendinite ou lesões do Manguito rotador
● Tendinite calcárea
● Capsulite adesiva
● Artrose do ombro
● Artrose acromioclavicular
● Tendinite ou lesões do Manguito rotador: pacientes com tendinite ou lesão do manguito rotador se queixam de dor na região lateral do ombro, sendo uma dor que piora durante a noite ou durante movimentos do braço acima da cabeça, como por exemplo estender uma roupa ou guardar mantimentos no armário. As lesões do manguito rotador com ruptura dos tendões podem ocorrer de duas formas: uma dor intensa no ombro após um trauma, como por exemplo uma queda ao chão sobre o ombro, ou uma dor crônica no ombro ao longo de meses ou anos, relacionada principalmente ao envelhecimento e às atividades ocupacionais.
● Tendinite calcárea: se inicia com uma dor leve na região do ombro que evolui progressivamente para uma dor intensa, podendo ter dificuldade para realizar alguns movimentos devido à dor. A tendinite calcárea é uma patologia em que ocorre a calcificação dos tendões do manguito rotador.
● Capsulite adesiva: apresenta uma dor na região do ombro com piora progressiva, associada a uma limitação importante nos movimentos do ombro, com incapacidade de elevar completamente o braço ou colocá-lo atrás das costas. A capsulite adesiva, também chamada de "Ombro congelado", ocorre por uma inflamação da cápsula articular do ombro, causando um enrijecimento do ombro.
● Artrose do ombro: o paciente se queixa de uma dor na região do ombro de evolução lenta, ocasionada por qualquer movimento do braço. Na artrose do ombro ocorre o desgaste da cartilagem nos ossos da articulação, que é um tecido que reveste os ossos e permite que eles se movimentem entre si com mais facilidade e sem atrito. Esse desgaste da cartilagem ocasiona uma sobrecarga na articulação devido ao atrito entre os ossos.
● Artrose acromioclavicular: pacientes com artrose acromioclavicular se queixam de uma dor na região superior do ombro, relacionada principalmente com o movimento do braço cruzando em frente ao corpo em direção ao ombro oposto. É uma dor de evolução gradual, também causada pelo desgaste da cartilagem na articulação entre o acrômio e a clavícula - ossos localizados na parte superior do ombro.
O exame físico é extremamente importante para diferenciar essas patologias.
Pacientes com Tendinite ou lesões do Manguito rotador podem apresentar alguma limitação de movimento do ombro, principalmente de elevação, porém a movimentação passiva, ou seja, aquela auxiliada pelo examinador, é realizada de forma completa.
Pacientes com Tendinite calcárea geralmente não apresentam limitação dos movimentos do ombro, podendo ter alguma dificuldade de elevação do ombro devido à dor, e a movimentação passiva também é completa.
Pacientes com Capsulite adesiva apresentam importante limitação nos movimentos do ombro, sendo que a movimentação realizada pelo examinador não é possível de ser feita de forma completa, devido ao enrijecimento do ombro.
Pacientes com Artrose do ombro apresentam dificuldade para os movimentos do ombro, e a movimentação passiva pode ser realizada de forma completa porém com bastante dor sentida pelo paciente devido ao atrito entre os ossos.
Pacientes com Artrose acromioclavicular não apresentam limitação dos movimentos do ombro, apenas dor para realizar alguns movimentos como cruzar o braço em frente ao corpo.
Numa avaliação inicial de uma dor no ombro, principalmente realizada em um pronto-atendimento, a radiografia é um bom exame de imagem para identificar algumas dessas patologias.
Na Tendinite calcárea é possível visualizar a calcificação na região dos tendões do manguito rotador através da radiografia.
Na Artrose do ombro é possível visualizar sinais de degeneração da articulação devido ao atrito entre a cabeça do úmero e glenóide - ossos da articulação do ombro. Esses sinais envolvem a diminuição do espaço articular, uma irregularidade da superfície articular dos ossos e a presença de osteófitos, que são formações ósseas anormais criadas pelo organismo para tentar absorver a sobrecarga sofrida pela articulação.
Na Artrose acromioclavicular também é possível visualizar os mesmos sinais de degeneração articular, porém localizado entre o acrômio e a clavícula - ossos da articulação acromioclavicular.
Tendinite calcárea
Artrose do ombro
Artrose acromioclavicular
A ultrassonografia é um exame capaz de visualizar os tendões do ombro, possibilitando o diagnóstico da Tendinite ou lesões do Manguito rotador, sendo um exame que pode ser solicitado nas consultas para diagnóstico inicial.
A ressonância magnética é o exame de escolha para identificar com precisão todas essas patologias, sendo solicitada nas consultas de acompanhamento ambulatorial.
O tratamento dessas patologias pode ser realizado de forma conservadora ou cirúrgica. A indicação cirúrgica irá depender da especificidade de cada doença.
O tratamento conservador, ou seja, não-cirúrgico envolve as seguintes terapias:
● Mudanças das atividades do dia-a-dia: evitar movimentos do ombro que causem dor e piorem a lesão;
● Analgésicos, anti-inflamatórios e gelo: são essenciais para diminuir a dor do paciente;
● Fisioterapia: inclui a utilização de aparelhos para analgesia, como por exemplo, o ultrassom e TENS , além de exercícios de alongamento e fortalecimento do ombro;
● Acupuntura: auxiliam o controle da dor do paciente;
● Infiltração do ombro: pode ser indicada em algumas ocasiões para melhora da dor e inflamação do ombro;
O tratamento cirúrgico e suas indicações são específicas para cada patologia. Uma grande parte das cirurgias do ombro são realizadas por artroscopia. Na cirurgia artroscópica fazemos de 4 a 5 incisões de cerca de 1cm no ombro do paciente. Através dessas incisões inserimos uma pequena câmera de vídeo e os instrumentos necessários para acessar a articulação.
Artroscopia de ombro
Em linhas gerais, pacientes com lesões do Manguito rotador podem ser submetidos à cirurgia artroscópica para reparo dos tendões. No reparo da lesão utilizamos pequenas âncoras fixadas no osso, com o objetivo de amarrar os tendões no seu local de origem.
Lesão do supraespinhal
Reparo do tendão
Na Tendinite calcárea pode ser indicada a cirurgia artroscópica para retirar as calcificações do tendão.
Retirada das calcificações por artroscopia
Pacientes com Capsulite adesiva podem ser tratados por meio de uma manipulação articular sob sedação com o objetivo de liberar o movimento do ombro. Além disso, também pode ser indicada a cirurgia artroscópica para liberação da cápsula articular de maneira direta.
Manipulação articular sob sedação
Liberação artroscópica
Na Artrose do ombro é possível realizar a cirurgia artroscópica para retirada de osteófitos, porém a grande maioria possui indicação de prótese do ombro. Este procedimento consiste na colocação de peças artificiais de metal para substituir as superfícies articulares gastas.
Prótese total de ombro
Na Artrose acromioclavicular pode ser indicada a cirurgia de ressecção da porção lateral da clavícula, com o objetivo de retirar a porção óssea gasta.
Ressecção lateral da clavícula
As causas de dores no ombro do adulto são diversas, podendo envolver tendões, ligamentos, cápsula articular, ossos, entre outras estruturas.
É importante ressaltar que as dores podem ser causadas pela alteração de mais de uma estrutura ao mesmo tempo, cabendo ao médico identificar as lesões e instituir o tratamento mais adequado.
Agende sua consulta com um médico especialista de ombro para uma melhor avaliação!